A ideia do seu produto ou empresa está toda estruturada mas você simplesmente não consegue criar nome de empresa para ela?
Muitas pessoas já passaram por esse problema, inclusive eu, e sei bem como é difícil surgir com alguma boa ideia.
Porém, ao longo do tempo e por meio de alguns testes, desenvolvi alguns passos que lhe ajudarão a chegar à opção perfeita!
Não se preocupe porque, por mais que pareça uma missão quase impossível, você verá que com organização e calma você conseguirá criar nome de empresa!
1- O Produto
É importante que você já tenha o produto todo elaborado em sua mente. O que você oferecerá, como, onde, para quem, a missão da empresa, (a razão da sua empresa existir), sua visão (onde sua empresa deseja chegar), seu valores (o que sua empresa defende), etc.
Todas essas perguntas criam a identidade do que será vendido, identidade essa que precisa estar impressa na hora de criar nome de empresa.
2- Pesquisa de público
Saber bem quem é seu público alvo é muito importante na hora de criar nome de empresa.
Saber quais são seus hobbies, gostos, jeito de falar pode te levar ao caminho mais fácil de encantá-los.
3- Pesquisa dos concorrentes
Você já sabe quem serão seus principais concorrentes? Quais são seus nomes? Dê uma boa olhada nisso.
Ver quais são os pontos em comum, quais você deveria se aproximar e em quais seria melhor se diferenciar é a primeira pesquisa que você deve fazer.
Analise também a forma como eles se comunicam com o público, se são mais formais, mais contemporâneos, tudo que possa formar uma ideia de perfil da empresa.
Pense também em seu principal diferencial em relação às outras empresas da concorrência, talvez seja um bom ponto a se destacar.
4- Brainstorm
Como o seu negócio ou produto já está todo organizado, você já tem a ideia total do que ele representa.
Agora pense nessa ideia, no resumo do que ela significa. Que palavras aparecem em sua mente? Verbos, substantivos, adjetivos? Anote todas as opções.
Elas não precisam fazer muito sentido ou serem revolucionárias, nessa fase tudo é permitido.
Faça seu brainstorm com calma e veja tudo que possa ser associado à sua ideia.
Tenha em mente também que o nome estará nas redes sociais, então nomes rápidos e curtos são uma ótima pedida.
Pode ajudar nesse processo pensar no que a sua empresa oferece para o público, e se basear nessa oferta na hora de criar nome de empresa.
5- Sinônimos
Com as palavras que representam a sua ideia já definidas, hora de procurar sinônimos.
Sinônimos são sempre uma boa maneira de aumentar sua lista e ter insights que você não teve anteriormente.
Um ótimo site para te ajudar nessa missão é o Sinônimos. Passe um tempo vendo as palavras, procurando seus significados.
Procurar em dicionários online também pode ser uma ótima opção para criar nome de empresa.
6- Gerador de nomes
Agora que você já tem suas palavras-chave, vamos aos geradores de nomes. Existem vários sites com esse tipo de serviço na internet e eles são de ótima ajuda para os novos empreendedores.
Além de criarem nomes derivados das suas palavras-chave, a grande maioria também já faz o trabalho de checar a disponibilidade daquele domínio.
Nuvemshop
Nesse site você poderá encontrar vários nomes relacionados a sua palavra chave.
É apenas inseri-la no campo de busca e escolher entre as opções que aparecerem para criar nome de empresa.
Se você desejar também pode criar sua loja virtual direto do próprio site da Nuvemshop, com 30 dias gratuitos.
Hostinger
Esse é outro site em que você pode verificar rapidamente a disponibilidade de seu domínio e também surgir com outros nomes para ele.
Lá estão inclusas várias extensões, como “.net” e “.fm”, além de também ser possível delimitar a faixa de preço que você está disposto a pagar.
Looka
O Looka é um dos sites mais completos que você irá achar. Além do serviço de criar nome de empresa, ele possibilita que se escolha entre nomes inventados, nomes combinados e nomes com mais de uma palavra.
Também estão disponíveis as opções de ver como é a real pronúncia daquele nome, sua disponibilidade nas redes sociais e se aquele nome é um termo com grande procura no Google.
7- Disponibilidade do domínio
Com suas ideias de nomes já escolhidas, hora de ver se elas estão realmente disponíveis para uso. Você pode conferir isso no seguinte site GoDaddy.
Existe a opção de usar tanto a terminação “.com” ou “.com.br”, as duas são ótimas, apenas confira se elas realmente estão vagas.
Fique de olho também nos preços. Alguns domínios podem até estar disponíveis, mas por uma quantia que talvez não valha a pena para começar o seu negócio.
Hora de anotar novamente as opções que você mais gostou.
8- Escolha final
Bom, a essa altura acredito que você já tenha selecionado seus principais candidatos, mas mesmo assim talvez ainda exista alguma dúvida sobre qual é realmente o melhor nome a se escolher.
Nessa situação você pode utilizar-se do Google Trends.
Nesse site você tem a opção de pesquisar as palavras que originaram os nomes dos domínios e ver qual é a mais procurada, podendo escolher assim um termo que já seja muito pesquisado, aumentando a chance do seu site ter mais visualizadores.
Também é válido fazer uma pesquisa entre seus amigos e familiares para ver qual nome eles consideram mais chamativo e que os motivaria a acessar com mais facilidade.
Afinal de contas, estamos criando algo para pessoas se interessarem, não é mesmo?
Prontinho, depois desses passos simples você já tem o nome perfeito para o seu negócio ou produto.
São dicas muito fáceis e que você pode adaptar a qualquer projeto que esteja planejando e criar nome de empresa.
A internet está cheia de dispositivos que podem facilitar, e muito, nosso trabalho, podemos e devemos nos aproveitar deles. Agora é hora de lançar sua ideia e finalmente desfrutar o seu merecido sucesso!