Você escuta todas essas terminologias no seu dia a dia e não sabe direito qual a certa ou o que elas significam? 

Relaxe, essa é uma dúvida muito comum entre iniciantes no mundo dos negócios. Nesse post esclareceremos tudo para você. 

Também mostraremos o que é necessário para criar a logo de marca perfeita para o seu negócio!

Logo e logotipo.

As duas palavras têm o mesmo significado, pois “logo” vem do grego e significa “significado”. O logo de marca é formado pelo conjunto de um símbolo e da tipografia.

Eles são únicos para cada marca e importantíssimos para distinguir sua imagem. Diversas marcas se apropriaram disso e criaram logos extremamente fortes, que nos fazem reconhecê-las na hora, como o McDonalds. 

O McDonalds aliás é um ótimo exemplo de logo de marca. O nome da marca é McDonalds, mas seu logo de marca é o característico M amarelo.

Ele deve aparecer em tudo que for representativo da marca. 

Quando registrado no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o que é lançado é o logo de marca e não a marca em si. 

Símbolo

É o ícone que representa a marca. Esse ícone deve sintetizar a ideia que a empresa quer passar sobre si para o público.

Marca

A marca é uma junção do logo e de toda a identidade visual que o negócio possui. 

Elementos como letra, cores, logo de marca, símbolo e slogan farão a empresa ser reconhecida em qualquer lugar. 

Também está relacionado à missão, às características e tudo que aquela firma representa. 

Segundo Philip Kotler, uma importante figura do marketing moderno, a marca pode ter até 6 níveis de significados, que são esses: benefícios, atributos, valores,  personalidade, cultura e usuário.

Marca Nominativa

A sua marca pode ser nominativa, referindo-se ao próprio nome da empresa.

Marca Figurativa

Ela também pode ser figurativa, em que o logo de marca não tem semelhança com o nome da empresa, mas mesmo assim os reconhecemos de imediato.

Um bom exemplo disso é o Twitter. O pássaro azul de seu logo não tem nada a ver com a palavra “Twitter” mas, quando o vemos, sabemos na hora a que marca ele está associado.

Marca Mista

A marca mista é uma junção das duas opções anteriores, trazendo tanto uma palavra que seja sinônima ao nome da marca e um símbolo diferenciado.

Marca Tridimensional

Esse aspecto diz respeito aos aspectos físicos de uma marca. Por exemplo, os sabonetes Dove. Sabemos na hora que são dessa marca pelo formato que eles têm.

Logomarca

Esse é um termo muito usado no linguajar popular, mas que não entra no mundo do marketing e da publicidade. 

Não tem um significado específico, mas é usado pelas pessoas para representar a mesma coisa que o logo ou a marca representa. 

Como criar a logo de marca perfeita?

Esse é um processo que exige muita pesquisa. Você precisa ter claro em sua mente que ideia sua empresa quer passar para o público.

Aqui vão algumas dicas para criar uma logo que deixe uma impressão permanente na mente das pessoas: 

1- Seja simples

A sua logo deve ser facilmente identificável e passar uma imagem direta das ideias do seu negócio. 

Designs mais simples e “cleans” são mais reconhecíveis e fáceis de ler, ficando mais marcados na mente das pessoas e sua facilidade faz com que sejam mais reproduzidos. 

2- Adaptação

Sua logo deve se aplicar a diversas plataformas diferentes, tanto onlines quanto offlines. O design tem que caber tanto em suas redes sociais e os diversos tamanhos de imagens pedidas por elas quanto em espaços físicos como banner e cartões de visita. 

Teste diversos tamanhos, cores e letras para ver quais se encaixam melhor nos mais diversos lugares. 

3- Estilo

Sua logo tem que representar bem o estilo da sua empresa. Não existe combinação obrigatória a ser seguida. 

A logo pode conter um símbolo e algo escrito, apenas o símbolo, apenas o nome da firma, iniciais, até o slogan da marca é permitido lá. 

O que mais importa é que o logo passe claramente os ideais da marca. Pense que essa será a imagem que representará seu negócio mundo afora, então a mensagem tem que ser muito certeira.

Conclusão.

E aí, conseguiu sanar suas dúvidas? A logo realmente é um passo muito importante na hora da consolidação da sua empresa e deve ser pensada com muito cuidado e estratégia.

Agora você sabe a importância tremenda de ter um bom logo, não é? Ele que passará sua identidade, confiança e ficará para sempre na cabeça dos seus consumidores. 

Com as nossas dicas tenho certeza que o resultado será ainda melhor e você conseguirá o sucesso que tanto merece.