Utilize o marketing digital para vender mais que a concorrência. As técnicas do marketing de relacionamento, e-mail marketing, redes sociais, inbound marketing, persona, marketing de conteúdo, ter um site otimizado e SEO irão lhe dar o resultado que você procura. 

O marketing digital irá aumentar a sua visibilidade online a alcançar leads de todas as etapas do funil, otimizando os seus resultados.

Continue lendo o nosso artigo e aprenda a colocar tudo isso em prática para melhorar ainda mais o seu negócio.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é basicamente um marketing feito no mundo online. Ele é muito mais adequado ao mundo atual pois permite que a comunicação da marca com o cliente seja bilateral, fazendo com que as críticas e elogios possam ser ouvidos e implementados à marca de forma muito mais rápida.

E-commerce e vender mais que a concorrência

O mercado do e-commerce cresce cada dia mais, e isso demonstra o quanto essa é uma área que vale o seu investimento. 

Porém, o crescimento também faz com que o número de concorrentes aumente exponencialmente e o seu cuidado para se destacar tenha que ser cada vez maior. 

Um ponto que pode ser essencial para a escolha da sua loja em vez das outras são as opções de pagamento. 

Ofereça o máximo de opções possíveis para que os seus clientes possam escolher a que for mais confortável para eles.

Principais ferramentas do marketing digital

O marketing digital atua por diversas áreas, como: marketing de conteúdo, SEO, Google Ads, redes sociais, e-mail marketing, inbound marketing e blogs.

Diferença entre análise de concorrência e de mercado para vender mais que a concorrência

A análise de mercado é uma análise profunda do seu segmento dentro do mercado. Você irá pesquisar a aceitação dos produtos e que expectativa o público tem em cima deles.

Já a análise de concorrência para vender mais que a concorrência irá analisar os seus concorrentes diretos.

Pontos para ficar de olho na análise de concorrência para vender mais que a concorrência:

Para fazer a sua análise de concorrência e vender mais que a concorrência você precisa:

Mapeamento dos concorrentes

A análise acima é um bom começo para o mapeamento, mas você precisa ir mais a fundo. 

Entreviste clientes que já compraram tanto nos seus concorrentes quanto na sua loja para saber quais são as principais diferenças e quais pontos você precisa melhorar.

Margem ideal

As pessoas ainda fazem as suas compras majoritariamente baseadas nos preços dos produtos, o que torna essa uma área que merece muito cuidado. 

Se você não souber a sua margem de lucro ideal você pode acabar gerando prejuízos para a sua empresa.

Você pode querer oferecer o produto mais barato entre os seus concorrentes, mas se isso não couber dentro da sua margem ideal, essa manobra, que deveria ser positiva, pode levar  sua loja à falência.

Como se destacar no mercado

Portfólio diversificado

Saber o que os seus clientes querem comprar e ter um bom mix de produtos é importantíssimo para o sucesso da sua loja.

Um bom marketing

Ter o melhor site do mundo mas não conseguir visitas nele é muito frustrante. Então para que as suas vendas realmente aumentem você precisa investir no marketing digital para que as pessoas conheçam a sua marca;

Promoções

Promoções são ótimas para atrair novos clientes para a sua loja. Você só precisa ficar de olho na margem ideal, como falamos anteriormente.

Campanhas especiais

Aproveite as datas especiais como Natal, Ano Novo, Páscoa, Carnaval, Festa Junina, etc… para fazer campanhas de marketing e atrair um grande número de clientes para a sua loja.

Marketplaces

Vender mais que a concorrência em marketplaces pode lhe oferecer várias vantagens, como:

Bom atendimento

Com a grande quantidade de e-commerces que existem hoje em dia, ter um atendimento personalizado pode ser a sua chave para se destacar e vender mais que a concorrência.

Fidelize os seus clientes

Para que os seus clientes se tornem fiéis à sua marca, você precisa oferecer um bom pós-venda. 

Essa é uma das principais partes do atendimento atual e muitas lojas se esquecem disso, então aposte nele para se diferenciar e vender mais que a concorrência.

Tecnologia

Investir em um software de gestão pode facilitar e muito a gestão do seu site, permitindo até automatizar processos como o cadastro de novos produtos, o que pode lhe poupar muito tempo.

O que pode acontecer se você não analisar a concorrência?

Se você não analisar a concorrência não será possível saber como se posicionar no meio do seu mercado, o que muito provavelmente fará a sua loja perder muitas vendas e clientes.

Resultados do marketing digital

Visibilidade e alcance

Ter a sua marca pela internet e redes sociais faz com que ela seja conhecida pelas pessoas que procuram pelas soluções que você vende, e essa visibilidade é ótima para o sucesso.

Quanto mais as pessoas virem a sua marca mais ela será lembrada na hora em que as compras forem feitas.

Fidelização de clientes

A produção de conteúdos que realmente são úteis para os seus clientes faz com que eles criem uma consideração e carinho pela marca e sempre voltem para comprar nela.

Para que essa fidelização aconteça invista em e-mail marketing, blogs e redes sociais

Como aumentar suas vendas

Persona

Persona é a ideia do seu cliente ideal. Para isso a sua persona precisa ter nome, idade, profissão, hobbies, etc… 

Esse é um passo essencial para toda e qualquer campanha de marketing. 

Quanto mais personas você criar melhores serão as suas campanhas de marketing.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é essencial para que os seus clientes confiem em você e se tornem fiéis a sua marca,

Quando os seus clientes se tornam fiéis, eles mesmos fazem propaganda da sua marca para os seus conhecidos, o que irá aumentar ainda mais as suas vendas.

Práticas para o marketing de relacionamento:

Conteúdo de qualidade

Com uma boa pesquisa de persona você pode utilizar o marketing de conteúdo para produzir materiais que irão responder as dores e dúvidas da sua persona.

E-mail marketing

O e-mail marketing é ótimo para agilizar os leads dentro do funil. Produza conteúdos específicos para cada fase e os mande para os leads certos.

Site otimizado

Um site que não trave e produza a melhor experiência para o cliente é um dos principais pontos para se investir. 

Sempre preste atenção também no fato de que as pessoas hoje em dia utilizam muito o celular, então o seu site precisa se adequar aos mais diversos dispositivos.

Pontos importantes para que o cliente tenha uma boa experiência no seu site:

Redes sociais para vender mais que a concorrência

A maioria das pessoas atualmente utiliza as redes sociais diariamente, então produzir e publicar conteúdo de qualidade nelas é essencial para que a sua marca fique gravada dentro da mente dos seus clientes.

SEO para vender mais que a concorrência

O Google é o maior buscador da internet, então ter um site bem rankeado lá é a maneira mais fácil de fazer as pessoas conhecerem o seu site.

E para que isso aconteça o seu site precisa ter um SEO muito bem otimizado.

Inbound marketing para vender mais que a concorrência

O ponto principal do inbound marketing é atrair as pessoas em vez de interromper o dia a dia delas com as suas campanhas de marketing. 

E atualmente esse tipo de campanha faz muito mais sentido, especialmente com o uso maciço da internet, que permite que as pessoas escolham o tipo de marketing que elas consomem.

Para que as pessoas sejam atraídas pelo seu marketing você precisa produzir conteúdos de qualidade que realmente respondam as dúvidas que a sua clientela tiver.

O inbound marketing também diminui o CAC, faz o processo de venda ser mais personalizado e faz o engajamento e as interações com a marca aumentarem.

Conclusão

O marketing digital pode ser o seu ticket premiado para vender mais que a concorrência e finalmente conseguir os resultados que você sempre quis. 

Siga as nossas dicas e comece a vender mais que a concorrência.